A nota de corte SISU UFAL 2025 pode ser monitorada durante o período de inscrição no sistema. E após a seleção dos estudantes, a nota de corte SISU UFAL 2025 é divulgada pela própria universidade. Dessa forma, os futuros concorrentes terão base sobre a entrada na universidade.
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um processo criado pelo Governo Federal e administrado pelo MEC. A ideia é selecionar novos alunos para as universidades públicas do país com base na nota conquistada no ENEM.
Atualmente, mais de 60 instituições utilizam o SISU como método de seleção de calouros. E disponibilizam vagas para serem preenchidas pelas melhores notas do Exame. O SISU é aplicado duas vezes ao ano, no início de cada semestre.
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é uma das organizações que aderiram ao sistema. Oferecendo cerca de 4,4 mil vagas no primeiro semestre e 90 opções de cursos de ensino superior.
A UFAL está localizada em Maceió, e possui outros dois campus no interior do estado.
Campus Arapiraca com unidades nas cidades de Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios. E Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, e unidade em Santana do Ipanema.
Ao todo, a universidade possui 23 unidades acadêmicas. Apenas os cursos presenciais de graduação é que utilizam o SISU como método de seleção.
Quando o candidato busca saber a nota de corte SISU UFAL 2025, esse quer descobrir qual a pontuação mínima a ser conquistada no ENEM para estar entre os aprovados no curso pretendido.
A nota de corte SISU 2025 é definida com base no número de vagas disponíveis para aquele curso e o número de inscrições. É feita uma média, e quanto mais interessados, maior será a nota utilizada como critério para desempate.
Por isso, cursos que possuem muitos inscritos são os que têm notas de corte maior. Como, medicina e direito que são áreas muito visadas, com promessa de acensão profissional e pessoal.
A UFAL determinou algumas modificações em seu sistema de seleção. Por exemplo, os campus do interior do Estado terão diminuição na oferta de curso que ficarão disponíveis somente no segundo semestre.
A disputa acontece em ampla concorrência e política de cotas. Do total de vagas oferecidos por curso, 50% é reservado aos candidatos de baixa renda. E independente do rendimento financeiro, há reserva para pessoas declaradas negras, pardas e índios.
Dessa forma, a nota de corte também é alterada. Quem disputa em ampla concorrência pode necessitar de uma pontuação maior. Mas, não é uma regra. Em alguns casos os cotistas têm o corte maior, dependendo do interesse.
A UFAL solicita que os candidatos que realizaram as inscrição do SISU no sistema de reserva para negros, pardos e índios comprovem as características para evitar fraudes e utilização indevida do direito.
Embora tenha cortado algumas opções de cursos para o primeiro semestre, a universidade disponibiliza cerca de 90 cursos SISU UFAL 2025.
Priorizando áreas de atuação que estão em maior evidência no mercado, e incluindo diferentes interesse vocacionais. São cursos SISU 2025 como:
A pesquisa por cursos em cada campus pode ser feita nesse link oficial.
Com base no número de inscritos para os cursos da universidade, a divulgação das notas de corte SISU UFAL 2025 determinam:
➜ Acesse a lista completa com todos os cursos!
Desenvolvido com Wordpress.